Quando é a melhor época para visitar Marrocos

Escolher a melhor época para visitar Marrocos pode ser um assunto complicado. As principais atracções do país são mais bem visitadas no Verão ou no Inverno? Nós estamos aqui para ajudar. Saber qual a melhor época para ir ao Marrocos é muito importante para garantir umas férias tranquilas.

A Primavera (Abril e Maio) e o início do Outono (Outubro) são boas estações para planear uma viagem a Marrocos. O viajante evita as chuvas torrenciais da estação chuvosa (de Novembro a Janeiro ou até Março e Maio), o calor excessivo do Verão e a neve fria do Inverno.

Marrocos é propício para passeios turísticos durante todo o ano, graças à sua grande diversidade climática. Assim, a melhor época para ir ao Marrocos depende da região a ser visitada, mas também das preferências do visitante.

Qual a melhor época para ir a Marrocos

  1. Em Marrocos, o clima é favorável em todas as regiões durante os meses de Abril, Maio, Junho, Setembro e Outubro;
  2. Devido à sua diversidade geográfica, Marrocos tem grandes variações climáticas;
  3. Clima favorável o ano todo para visitar Marraquexe;
  4. Em média, os meses mais quentes de Marraquexe são Julho e Agosto, e os meses mais frios são Janeiro e Fevereiro;
  5. As cidades com clima favorável pelo menos 11 meses por ano são: Marrakech, Agadir, Casablanca, Essaouira, Fez, Rabat, Beni Mellal, Bouznika, Dakhla, El Jadida, Guelmim, Kenitra, Khouribga, Mohammedia, Nador, Oualidia, Safi, Saidia, Settat, Tiznit, Zagora Al Hoceima, Assilah, Azilal, Berkane, Berrechid, Chichaoua, Demnate, Imlili, Khemisset, Ksar El Kebir, Larache, Oued Zem, Oulad Teima, Sidi Bennour, Sidi Ifni, Sidi Slimane, Skhirate, Souq Larb’a al Gharb, Tarfaya, Tiflet e Youssoufia;
  6. A temperatura do mar é adequada para nadar o ano todo em Agadir;
  7. Em geral, Marrocos não é um país árido, excepto no sul que é desértico, mas no resto do país é maioritariamente montanhoso. Portanto, não se surpreenda de apanhar chuva.

Importante saber

  • A melhor época do ano para conhecer o Marrocos varia muito;
  • A Primavera (Abril e Maio) e o início do Outono (Outubro) são boas estações para preparar a sua viagem a Marrocos;
  • O Verão em Marrocos pode ser literalmente sufocante para muita gente, especialmente quando o vento Sirocco sopra, um vento quente e poeirento do Saara;
  • O Inverno em Marrocos tem a particularidade de permitir fazer ski, nos picos nevados do Alto Atlas, onde o Inverno é particularmente frio e severo (com temperaturas às vezes até – 20 °C, em que as estradas podem ficar bloqueadas pela neve.

Faz calor em Marrocos?

Há neve em Marrocos?

Qual é o mês mais quente em Marrocos?

Quem temperatura faz em Marrocos no mês de Outubro?

Marrocos é quente no mês de Julho?

Pode-se visitar Marrocos durante o Verão?

Marraquexe é muito quente para visitar durante o Verão?

Clima de Marrocos

Existem muitas regiões em Marrocos que diferem umas das outras em termos de geografia e clima. Mas no país, são as montanhas que fazem o clima. 

Para o norte, a cadeia Rif protege o Marrocos da influência do Mediterrâneo. No centro, os maciços do Atlas Médio e do Alto Atlas impedem que as influências oceânicas penetrem demais. Logo, acabamos com quatro zonas climáticas: clima mediterrâneo na faixa costeira norte, Atlântico na faixa costeira ocidental, continental no interior do país e deserto no sul. 

A metade norte do país é dividida em duas estações secas que variam de maio a setembro, e uma estação úmida e amena que se estende de outubro a abril. Esta parte do país é afetada pelo fenômeno da flutuação do Atlântico Norte. 

As oposições entre verão-inverno e noite-dia em Marrocos são mais fortes à medida que se afasta do mar: as costas sempre têm um clima ameno com alguns episódios chuvosos, o interior tem contrastes mais marcantes. 

Quanto às montanhas, elas ficam cobertas de neve no inverno (e até no verão no cume do Toubkal). É também o derretimento dessas neves que permite o cultivo dos vales do Alto Atlas, adornado com campos verdes na primavera. 

O padrão de vento é principalmente atlântico, exceto quando os Açores Antárticos decidem ir para o norte: o chergui, um terrível vento do sul, atravessa o Atlas e causa um efeito de foehn (chuva no lado de barlavento, ar seco no lado oposto).