Região de Beni Mellal-Khenifra

A região Béni Mellal-Khenifra está localizada no interior de Marrocos e possui uma população de 2.520.776 habitantes.

Na parte ocidental e central da região está a planície produtiva de Tadla, irrigada pelo rio Oum Er-Rbia. Essa planície é cercada pelas montanhas do Alto Atlas que percorrem as partes sul e leste da região, e o sopé do Atlas Médio ao norte.

Béni Mellal-Khenifra atualmente é composta por 5 províncias, sendo que sua capital é Beni Mellal:

  • Província de Beni-Mellal (550.678 habitantes)
  • Província de Azilal (554.001 habitantes)
  • Província de Fquih Ben Salah (502.827 habitantes)
  • Província de Khenifra (371.145 habitantes)
  • Província de Khouribga (542.125 habitantes)

A Economia da região Béni Mellal-Khenifra

A agricultura é o que comanda e economia da região de Beni Mellal-Khenifra. Entre as principais culturas estão os cereais, a beterraba, as azeitonas, as frutas cítricas e as romãs; a produção de leite e de carne também é substancial. A bacia de Ouled Abdoun, perto de Khouribga, detém cerca de 44% das reservas de fosfato de Marrocos.

Beni Mellal, a capital da região

Beni Mellal é uma cidade localizada no coração de Marrocos, entre a planície de Tadla e o Médio Atlas, na estrada das cidades imperiais de Fez e de Marraquexe.

História de Beni Mellal

A cidade de Beni Mellal foi chamada de Ismali em 1688, uma vez que Moulay Ismail, o segundo governante da dinastia alaouita marroquina, construiu as fortalezas de Tadla. 

O governante também construiu o bem conhecido Kasba Ras el Ain nesta área, que tem vista para toda a cidade, juntamente com os arredores agrícolas. Ele é feito de pedra e está perto da fonte de Ain Asserdoun. 

Acreditava-se que o Kasbah foi construído para proteger esta fonte, bem como a área ao seu redor. 

A nascente de Ain Asserdoun significa a fonte da mula ou o olho da mula. Na área de Soumaa existe uma zaouia datada do século XVI, que ainda é usada para fins religiosos. 

O local foi o encontro de duas cidades, Tadla e Soumaa, que depois formaram o nome Beni Mellal, que traduzido significa dia.

Hoje, Beni Mellal é considerada como uma das cidades mais importantes e que mais cresce em Marrocos central.

Geografia e clima de Beni Mellal

Beni Mellal está localizada entre 400 e 600 metros de altitude na base do Monte Tassemit (“Monte do frio”), culminando a uma altitude de 2240 metros coberta de neve de novembro a abril.

A cidade tem um clima quente semi-árido com verões muito quentes e invernos frios. Como a cidade fica muito longe do interior e é protegida pelas montanhas do Médio Atlas, o clima é altamente continental. 

Devido a esses fatores, o clima geral pode ser considerado em um estado flutuante, geralmente moderado entre dois extremos maiores de temperatura e clima. A quantidade de precipitação varia entre 350 e 650 mm, dependendo do ano. 

A neve e a geada não são incomuns no inverno, estação que já chegou à temperatura de -6°C em janeiro de 2005. 

O verão é muito quente por causa dos ventos quentes do sudoeste que levam as temperaturas acima dos 40°C. Ocorrem ainda ondas de calor que por vezes terminam com tempestades violentas que esfriam o solo, especialmente nas áreas montanhosas.

Locais a visitar em Beni Mellal

Beni Mellal é o ponto de partida para descobrir a montanha, a floresta e a vida selvagem em seu estado puro. 

A cidade oferece aos amantes da montanha e turistas de aventura os mais belos relevos do Alto e Médio Atlas de Marrocos. E ela também tem muitas cavernas e abismos que são o prazer de especialistas em arqueologia.

Veja abaixo quais são os pontos principais a serem visitados:

  • Kasbah Bel-Kush e Kasbah Ras al Ain
  • Cascatas de Ouzoud
  • Gorges de L’oued el Abid
  • A Catedral de Rochas Mastfrane
  • Beni Mellal Market
  • Festival de Moulay Aissa Ben Driss