Região de Marraquexe-Safim

A região Marraquexe-Safim está localizada no centro de Marrocos e possui uma população de 4.520.569 habitantes.

E mais do que uma região, ela é a capital turística do país, conhecida por sua cultura, artes, tradições e patrimônio arquitetônico que gradualmente atraiu um grande número de artistas renomados.

Marraquexe-Safim tornou-se um dos destinos favoritos das celebridades que amam o seu encanto muito bem preservado, que combina luxo, requinte e autenticidade.

A região possui uma área total de 31.160 km², o que representa 4,5% do território nacional e é composta por 7 províncias e 1 prefeitura, sendo que sua capital é Marraquexe:

  • Prefeitura de Marraquexe (1.330.468 habitantes)
  • Província de Chichaoua (369.955 habitantes)
  • Província de Al Haouz (573.128 habitantes)
  • Província de El Kelaâ des Sraghna (537.488 habitantes)
  • Província de Essaouira (450.527 habitantes)
  • Província de Rehamna (315.077 habitantes)
  • Província de Safim (691.983 habitantes)
  • Província de Youssoufia (251.943 habitantes)

A Economia da região Marraquexe-Safim

Marraquexe-Safim é uma das regiões mais dinâmicas do país, com uma taxa de desemprego (7,2%) abaixo da média nacional. 

No entanto, em termos de PIB per capita é muito inferior à média (20.000 dirham contra 27.030 dirhams a nível nacional) e o nível de pobreza é estruturalmente alto: 11,9% contra 9% a nível nacional. 

A região também é caracterizada por uma grande diversidade de setores produtivos (turismo, agricultura e artesanato) e fortes disparidades sociais (Marraquexe contra as outras províncias).

A agricultura historicamente teve um peso econômico significativo e é caracterizada por uma dimensão social crítica (100.000 a 150.000 famílias sobrevivendo na agricultura), mas o setor é frágil, ao passo que ainda é altamente dependente das condições climáticas. 

O desenvolvimento da agricultura produtiva comercial é dificultado pela forte restrição da água no território e o domínio de tal restrição permitirá o desenvolvimento da região. 

Do lado do turismo e do artesanato, Marraquexe é um ponto turístico com mais de dois milhões de turistas todos os anos e tem uma posição crescente no turismo de luxo. 

A economia da região depende fortemente do turismo, do comércio e do artesanato e a infra-estrutura hoteleira cresceu rapidamente nos últimos anos. 

Marraquexe, a capital da região

Marraquexe, conhecida como a Pérola do Sul, é uma cidade de Marrocos situada no sopé das Montanhas do Atlas. 

A cidade é dividida em duas partes distintas: a Medina ou cidade histórica e a cidade nova, cujos principais distritos são chamados de Gueliz e Hivernage. Gueliz é agora o centro comercial da cidade, enquanto o distrito de Hivernage é o lar de muitos resorts. 

Nos últimos anos, Marraquexe cresceu nos subúrbios, particularmente no Ocidente, com o surgimento de novos bairros residenciais, como a região de Targa ou a extensão da Avenida Mohammed VI.

História de Marraquexe

O nome Marraquexe provavelmente foi derivado das palavras berberes “mur (n) akush”, que significa a terra de deus. Até algumas décadas atrás, os árabes, persas e europeus chamavam Marrocos de Reino de Marraquexe. 

E a história de Marraquexe começa no século XI, quando ela foi a capital de um império que se estendia da Espanha ao Senegal. Marraquexe era um local importante na encruzilhada de caravanas indo na direção de Timbuktu para o comércio. 

Embora inicialmente usada apenas como um lugar de descanso, mais tarde foi tomada por Abou Bekr, líder dos almorávidas, que a fez um local estratégico para as tropas. Seu primo, Youssef ben Tachfine, foi quem fundou a cidade.

Marraquexe foi fundada em 1062, e Youssef ben Tachfine mandou construir escolas de teologia corânica, conquistando assim todo o Marrocos. Inclusive, Ben Tachfine é considerado o pai de Marrocos.

O califa Almorávida Abd al-Mumin construiu duas mesquitas, uma das quais é a famosa Mesquita Koutoubia, inspirada na arte de Al-Andalus, que lembra a Mesquita Giralda.

Após a derrota dos almorávidas, a dinastia almóada estabeleceu-se – eles foram nomeados os “unificadores” do islamismo berbere. A época dos almóadas é um período de radiação para Marraquexe. Muitos edifícios lembram o esplendor desta época, como a majestosa entrada do Kasbah, uma fortaleza que tem uma mesquita dentro dela.

Em 1230, al-Maymun da dinastia Benimérines, conquistou Marraquexe. Pouco depois, seu irmão Abu Yusuf perseguiu os almóadas e os benimérines que haviam governado por dois séculos. Durante o período Benimérico, a cidade foi um pouco esquecida; não há mais vestígios de seu passado.

A dinastia dos Benimérines foi seguida pela dos Wattassides, então o poder passou para as mãos da dinastia dos Cherif.

Os Cherif são os descendentes do profeta Maomé por sua filha Fátima, casada com Ali. O nome do genro de Maomé, Ali, deu origem à dinastia alauita, dinastia a qual pertence o atual rei de Marrocos. É por isso que o reino é chamado de “Reino Alauita”, anteriormente conhecido como “Império Sherifiano”.

O Cherif tomou o poder no décimo sexto século. A partir deste período, recordamos a mesquita de Bab Doukkala, Mouassine e Saïd Al-Jazouli; a Madrasa Ben Youssef de 1570 e o túmulo de Saadian Al-Mansour e sua família.

Marraquexe acolheu a maioria dos importantes eventos históricos que marcaram a identidade de Marrocos. Os portugueses, espanhóis e franceses caçavam pela primeira vez os corsários para controlar e se beneficiar dos recursos naturais e da situação privilegiada nas portas da África.

Marraquexe teve uma história turbulenta até a independência de Marrocos em 1956, com raros períodos de paz, muitas vezes devido às ambições dos países europeus.

Em 1911, Rabat tornou-se a nova capital de Marrocos. Hoje, Marraquexe é uma cidade que vive principalmente do turismo, dos produtos agrícolas exportados para a Europa e das frutas e vegetais enlatados. É o centro de comércio da região e o centro para o transporte de minerais extraídos do Atlas.

Graças à sua riqueza histórica e a esta passagem por várias dinastias governantes, Marraquexe é uma das principais cidades imperiais e turísticas de Marrocos.

Geografia e clima de Marraquexe

Por estrada, Marraquexe está localizada a 580 quilômetros a sudoeste de Tânger, 327 quilômetros a sudoeste da capital marroquina de Rabat, 239 km a sudoeste de Casablanca, a 196 km a sudoeste de Beni Mellal, a 177 quilômetros a leste de Essaouira e 246 quilômetros a nordeste de Agadir. 

A cidade se expandiu para o norte a partir do centro antigo com subúrbios como Daoudiate, Diour El Massakine, Yamama, Sidi Abbad, Sakar e Malizia, em direção ao sudeste com Sidi Youssef Ben Ali, a oeste com Massima, Hay Annahda e Berradi e no extremo sudoeste com o aeroporto.

Em Marraquexe, a encantadora cidade imperial de Marrocos, o clima é semi-deserto subtropical, com invernos amenos e verões muito quentes.

A cidade está localizada a 460 metros acima do nível do mar, uma altitude suficiente para baixar um pouco as temperaturas noturnas. Por outro lado, devido à distância do mar, as flutuações de temperatura entre a noite e o dia são notáveis.

O vento sul desce das montanhas do Alto Atlas, cujo ponto mais alto é Jebel Toubkal a 4.167 metros de altura, trazendo aumentos súbitos de temperatura. O vento pode levantar areia e poeira do deserto, reduzindo a visibilidade.

A precipitação é escassa, já que chega a 240 milímetros por ano, e ocorre de outubro a maio, enquanto de junho a setembro quase nunca chove. As chuvas, embora raras, ocorrem na forma de chuvas torrenciais ou trovoadas e podem ocasionalmente ser intensas. 

O inverno, de dezembro a fevereiro, é ameno durante o dia, mas à noite, pode esfriar: a temperatura geralmente cai abaixo de 5°C e às vezes atinge a marca de congelamento. 

Existem vários períodos de sol, alternando com períodos de tempo nublado e chuvoso. Em direção ao horizonte, é possível ver os picos das montanhas do Atlas, que geralmente são cobertas de neve.

Quando o vento sopra do sul, a temperatura pode se aproximar de 30°C mesmo no inverno.

A primavera, de março a meados de junho, é agradavelmente quente e as chuvas se tornam cada vez mais raras. À noite, ainda pode esfriar em março e às vezes em abril, enquanto o vento sul pode trazer os primeiros dias quentes: a temperatura pode chegar a 35°C em março e abril e 40°C em maio.

O verão, de meados de junho a meados de setembro, é muito quente, seco e ensolarado. As temperaturas variam de acordo com o período: em certos dias, elas são aceitáveis, quando as altas estão ligeiramente acima de 30°C e as baixas podem cair para cerca de 15/17°C (59/63 ° F), o que significa que pode até ficar um pouco frio à noite; isso acontece especialmente em junho e setembro. 

Mas outros períodos são literalmente escaldantes, quando a temperatura máxima pode exceder os 45°C por vários dias consecutivos; isso acontece principalmente em julho e agosto, que destacam-se como os meses mais quentes. 

No outono, de meados de setembro a novembro, a temperatura diminui gradualmente. Em outubro, os dias quentes ainda ocorrem, com máximas de 35/38°C, mas a temperatura é geralmente aceitável, quente durante o dia e fria à noite. Nesse meio tempo, as primeiras chuvas ocorrem, mas elas tornam-se mais frequentes em novembro.

Locais a visitar em Marraquexe

Durante mais de dois séculos, Marraquexe foi o centro de um grande império. No interior das muralhas da cidade podem ver-se as obras de ilustres construtores e os seus magníficos palácios e palmares de luxo, que fascinam os visitantes.

É verdadeiramente uma cidade cheia de entretenimento e é chamada de uma das pérolas de Marrocos. É o principal centro econômico e tem várias indústrias e mercados.

Encontra-se na base das montanhas do Atlas e isso lhe dá uma localização muito bonita. Além disso, a cidade tem um clima maravilhoso, com invernos nevados e verões quentes e úmidos. 

Praças e Bairros Históricos

  • Gueliz
  • Méchouars
  • Mellah
  • Praça Jemaa el-Fna
  • Souks

Edifícios Históricos

  • Bab Agnaou
  • Chrob ou Chouf Fountain
  • Dar el-Makhzen
  • Koubba Ba’Adiyn
  • La Mamounia Hotel
  • Palais el-Badi
  • Palais Bahia
  • Túmulos Sadidas

Mesquitas e Edifícios Religiosos

  • Mesquita Bab Doukkala
  • Mesquita Kasbah
  • Mesquita Koutoubia
  • Mesquita Mouassine

Madrasa

  • Madrasa Ben Youssef

Zaouias

  • Zaouia de Sidi bel Abbès
  • Zaouia de Sidi Ben
  • Slimane el-Jazouli

Museus

  • Dar Si Said Museum
  • Museu de Marraquexe

Jardins

  • Jardim Majorelle
  • Jardim Menara
  • Jardins Aguedal
  • La Palmeraie
  • Le Jardin Secret

Onde ficar em Marraquexe

Hotéis 5 estrelas em Marrakech

  1. Ksar Char-Bagh (hotel situado no palmeiral)
  2. La Maison Arabe (hotel situado dentro da Medina)
  3. Naoura Barrière (hotel situado fora das muralhas da Medina)
  4. Four Seasons (hotel situado dentro da Medina)
  5. Les Jardins De La Médina (hotel situado dentro da Medina de Marrakech)
  6. Mosaic Palais Aziza & SPA (hotel situado fora da Medina)
  7. Les Jardins De La Koutoubia (hotel situado dentro da Medina)

Hotéis 4 estrelas em Marrakech

  1. Chems Hotel (hotel situado fora das muralhas da Medina)
  2. Dellarosa Hotel (hotel situado fora das muralhas da Medina)
  3. La Renaissance Boutique Hotel (hotel situado fora das muralhas da Medina)
  4. Ryad Mogador Kasbah (hotel situado fora das muralhas da Medina)
  5. Hotel Nassim (hotel situado fora das muralhas da Medina)
  6. Suite Novotel (hotel situado fora das muralhas da Medina)
  7. Hotel Gomassine (hotel situado fora das muralhas da Medina)

Hotéis 3 estrelas em Marrakech

  1. Hotel Almas (hotel situado fora da Medina)
  2. Amani Hôtel Appart (hotel situado fora da Medina)
  3. Hotel Lawrence d’Arabie (hotel situado cerca de la Medina)
  4. Moroccan House (hotel situado fora da Medina)
  5. Fashion Hotel (hotel situado fora da Medina)
  6. Hotel Islane (hotel situado fora da Medina)
  7. Ibis Marrakech Centre Gare (hotel situado fora da Medina)

Hotéis Económicos / Baratos em Marrakech

  1. Hotel Aday (hotel situado dentro da Medina)
  2. Hotel Le Gallia (hotel situado dentro da Medina)
  3. Hotel Ichbilia (hotel situado dentro da Medina)
  4. Hotel Sindi Sud (hotel situado dentro da Medina)
  5. Hotel Cecil (hotel situado dentro da Medina)
  6. Hotel Tachfine (hotel situado fora das muralhas da Medina)
  7. Residence Ezzahia (hotel situado fora das muralhas da Medina)

Riads de Luxo em Marrakech (bed and breakfasts)

  1. Riad Wow (riad situado dentro da Medina)
  2. Riad Nashira (riad situado dentro da Medina)
  3. Dar Anika (riad situado dentro da Medina)
  4. Riad Jnane d’Ô (riad situado dentro da Medina)
  5. Dar Seven (riad situado dentro da Medina)
  6. Riad Idra (riad situado dentro da Medina)
  7. Riad Dari (riad situado dentro da Medina)

Riads Standard em Marrakech (bed and breakfasts)

  1. Riad Chafia (riad situado dentro da Medina)
  2. Riad Ennafoura-Tango (riad situado dentro da Medina)
  3. Riad Villa El Arsa (riad situado dentro da Medina)
  4. Riad Anabel (riad situado dentro da Medina)
  5. Riad Houdou (riad situado dentro da Medina)
  6. Riad Green Mango (riad situado dentro da Medina)
  7. Riad Vanilla Sma (riad situado dentro da Medina)

Riads Económicos / Baratos em Marrakech (bed and breakfasts)

  1. Riad Johonboy (riad situado dentro da Medina)
  2. Dar Salam (riad situado dentro da Medina)
  3. Riad Dar Nael (riad situado dentro da Medina)
  4. Riad Al Tainam (riad situado dentro da Medina)
  5. Riad Farniente (riad situado dentro da Medina)
  6. Riad 34 (riad situado dentro da Medina)
  7. Riad Perle D’Orient (riad situado dentro da Medina)