Índice
A região Marraquexe-Safim está localizada no centro de Marrocos e possui uma população de 4.520.569 habitantes.
E mais do que uma região, ela é a capital turística do país, conhecida por sua cultura, artes, tradições e patrimônio arquitetônico que gradualmente atraiu um grande número de artistas renomados.
Marraquexe-Safim tornou-se um dos destinos favoritos das celebridades que amam o seu encanto muito bem preservado, que combina luxo, requinte e autenticidade.
A região possui uma área total de 31.160 km², o que representa 4,5% do território nacional e é composta por 7 províncias e 1 prefeitura, sendo que sua capital é Marraquexe:
- Prefeitura de Marraquexe (1.330.468 habitantes)
- Província de Chichaoua (369.955 habitantes)
- Província de Al Haouz (573.128 habitantes)
- Província de El Kelaâ des Sraghna (537.488 habitantes)
- Província de Essaouira (450.527 habitantes)
- Província de Rehamna (315.077 habitantes)
- Província de Safim (691.983 habitantes)
- Província de Youssoufia (251.943 habitantes)
A Economia da região Marraquexe-Safim
Marraquexe-Safim é uma das regiões mais dinâmicas do país, com uma taxa de desemprego (7,2%) abaixo da média nacional.
No entanto, em termos de PIB per capita é muito inferior à média (20.000 dirham contra 27.030 dirhams a nível nacional) e o nível de pobreza é estruturalmente alto: 11,9% contra 9% a nível nacional.
A região também é caracterizada por uma grande diversidade de setores produtivos (turismo, agricultura e artesanato) e fortes disparidades sociais (Marraquexe contra as outras províncias).
A agricultura historicamente teve um peso econômico significativo e é caracterizada por uma dimensão social crítica (100.000 a 150.000 famílias sobrevivendo na agricultura), mas o setor é frágil, ao passo que ainda é altamente dependente das condições climáticas.
O desenvolvimento da agricultura produtiva comercial é dificultado pela forte restrição da água no território e o domínio de tal restrição permitirá o desenvolvimento da região.
Do lado do turismo e do artesanato, Marraquexe é um ponto turístico com mais de dois milhões de turistas todos os anos e tem uma posição crescente no turismo de luxo.
A economia da região depende fortemente do turismo, do comércio e do artesanato e a infra-estrutura hoteleira cresceu rapidamente nos últimos anos.
Marraquexe, a capital da região
Marraquexe, conhecida como a Pérola do Sul, é uma cidade de Marrocos situada no sopé das Montanhas do Atlas.
A cidade é dividida em duas partes distintas: a Medina ou cidade histórica e a cidade nova, cujos principais distritos são chamados de Gueliz e Hivernage. Gueliz é agora o centro comercial da cidade, enquanto o distrito de Hivernage é o lar de muitos resorts.
Nos últimos anos, Marraquexe cresceu nos subúrbios, particularmente no Ocidente, com o surgimento de novos bairros residenciais, como a região de Targa ou a extensão da Avenida Mohammed VI.
História de Marraquexe
O nome Marraquexe provavelmente foi derivado das palavras berberes “mur (n) akush”, que significa a terra de deus. Até algumas décadas atrás, os árabes, persas e europeus chamavam Marrocos de Reino de Marraquexe.
E a história de Marraquexe começa no século XI, quando ela foi a capital de um império que se estendia da Espanha ao Senegal. Marraquexe era um local importante na encruzilhada de caravanas indo na direção de Timbuktu para o comércio.
Embora inicialmente usada apenas como um lugar de descanso, mais tarde foi tomada por Abou Bekr, líder dos almorávidas, que a fez um local estratégico para as tropas. Seu primo, Youssef ben Tachfine, foi quem fundou a cidade.
Marraquexe foi fundada em 1062, e Youssef ben Tachfine mandou construir escolas de teologia corânica, conquistando assim todo o Marrocos. Inclusive, Ben Tachfine é considerado o pai de Marrocos.
O califa Almorávida Abd al-Mumin construiu duas mesquitas, uma das quais é a famosa Mesquita Koutoubia, inspirada na arte de Al-Andalus, que lembra a Mesquita Giralda.
Após a derrota dos almorávidas, a dinastia almóada estabeleceu-se – eles foram nomeados os “unificadores” do islamismo berbere. A época dos almóadas é um período de radiação para Marraquexe. Muitos edifícios lembram o esplendor desta época, como a majestosa entrada do Kasbah, uma fortaleza que tem uma mesquita dentro dela.
Em 1230, al-Maymun da dinastia Benimérines, conquistou Marraquexe. Pouco depois, seu irmão Abu Yusuf perseguiu os almóadas e os benimérines que haviam governado por dois séculos. Durante o período Benimérico, a cidade foi um pouco esquecida; não há mais vestígios de seu passado.
A dinastia dos Benimérines foi seguida pela dos Wattassides, então o poder passou para as mãos da dinastia dos Cherif.
Os Cherif são os descendentes do profeta Maomé por sua filha Fátima, casada com Ali. O nome do genro de Maomé, Ali, deu origem à dinastia alauita, dinastia a qual pertence o atual rei de Marrocos. É por isso que o reino é chamado de “Reino Alauita”, anteriormente conhecido como “Império Sherifiano”.
O Cherif tomou o poder no décimo sexto século. A partir deste período, recordamos a mesquita de Bab Doukkala, Mouassine e Saïd Al-Jazouli; a Madrasa Ben Youssef de 1570 e o túmulo de Saadian Al-Mansour e sua família.
Marraquexe acolheu a maioria dos importantes eventos históricos que marcaram a identidade de Marrocos. Os portugueses, espanhóis e franceses caçavam pela primeira vez os corsários para controlar e se beneficiar dos recursos naturais e da situação privilegiada nas portas da África.
Marraquexe teve uma história turbulenta até a independência de Marrocos em 1956, com raros períodos de paz, muitas vezes devido às ambições dos países europeus.
Em 1911, Rabat tornou-se a nova capital de Marrocos. Hoje, Marraquexe é uma cidade que vive principalmente do turismo, dos produtos agrícolas exportados para a Europa e das frutas e vegetais enlatados. É o centro de comércio da região e o centro para o transporte de minerais extraídos do Atlas.
Graças à sua riqueza histórica e a esta passagem por várias dinastias governantes, Marraquexe é uma das principais cidades imperiais e turísticas de Marrocos.
Geografia e clima de Marraquexe
Por estrada, Marraquexe está localizada a 580 quilômetros a sudoeste de Tânger, 327 quilômetros a sudoeste da capital marroquina de Rabat, 239 km a sudoeste de Casablanca, a 196 km a sudoeste de Beni Mellal, a 177 quilômetros a leste de Essaouira e 246 quilômetros a nordeste de Agadir.
A cidade se expandiu para o norte a partir do centro antigo com subúrbios como Daoudiate, Diour El Massakine, Yamama, Sidi Abbad, Sakar e Malizia, em direção ao sudeste com Sidi Youssef Ben Ali, a oeste com Massima, Hay Annahda e Berradi e no extremo sudoeste com o aeroporto.
Em Marraquexe, a encantadora cidade imperial de Marrocos, o clima é semi-deserto subtropical, com invernos amenos e verões muito quentes.
A cidade está localizada a 460 metros acima do nível do mar, uma altitude suficiente para baixar um pouco as temperaturas noturnas. Por outro lado, devido à distância do mar, as flutuações de temperatura entre a noite e o dia são notáveis.
O vento sul desce das montanhas do Alto Atlas, cujo ponto mais alto é Jebel Toubkal a 4.167 metros de altura, trazendo aumentos súbitos de temperatura. O vento pode levantar areia e poeira do deserto, reduzindo a visibilidade.
A precipitação é escassa, já que chega a 240 milímetros por ano, e ocorre de outubro a maio, enquanto de junho a setembro quase nunca chove. As chuvas, embora raras, ocorrem na forma de chuvas torrenciais ou trovoadas e podem ocasionalmente ser intensas.
O inverno, de dezembro a fevereiro, é ameno durante o dia, mas à noite, pode esfriar: a temperatura geralmente cai abaixo de 5°C e às vezes atinge a marca de congelamento.
Existem vários períodos de sol, alternando com períodos de tempo nublado e chuvoso. Em direção ao horizonte, é possível ver os picos das montanhas do Atlas, que geralmente são cobertas de neve.
Quando o vento sopra do sul, a temperatura pode se aproximar de 30°C mesmo no inverno.
A primavera, de março a meados de junho, é agradavelmente quente e as chuvas se tornam cada vez mais raras. À noite, ainda pode esfriar em março e às vezes em abril, enquanto o vento sul pode trazer os primeiros dias quentes: a temperatura pode chegar a 35°C em março e abril e 40°C em maio.
O verão, de meados de junho a meados de setembro, é muito quente, seco e ensolarado. As temperaturas variam de acordo com o período: em certos dias, elas são aceitáveis, quando as altas estão ligeiramente acima de 30°C e as baixas podem cair para cerca de 15/17°C (59/63 ° F), o que significa que pode até ficar um pouco frio à noite; isso acontece especialmente em junho e setembro.
Mas outros períodos são literalmente escaldantes, quando a temperatura máxima pode exceder os 45°C por vários dias consecutivos; isso acontece principalmente em julho e agosto, que destacam-se como os meses mais quentes.
No outono, de meados de setembro a novembro, a temperatura diminui gradualmente. Em outubro, os dias quentes ainda ocorrem, com máximas de 35/38°C, mas a temperatura é geralmente aceitável, quente durante o dia e fria à noite. Nesse meio tempo, as primeiras chuvas ocorrem, mas elas tornam-se mais frequentes em novembro.
Locais a visitar em Marraquexe
Durante mais de dois séculos, Marraquexe foi o centro de um grande império. No interior das muralhas da cidade podem ver-se as obras de ilustres construtores e os seus magníficos palácios e palmares de luxo, que fascinam os visitantes.
É verdadeiramente uma cidade cheia de entretenimento e é chamada de uma das pérolas de Marrocos. É o principal centro econômico e tem várias indústrias e mercados.
Encontra-se na base das montanhas do Atlas e isso lhe dá uma localização muito bonita. Além disso, a cidade tem um clima maravilhoso, com invernos nevados e verões quentes e úmidos.
Praças e Bairros Históricos
- Gueliz
- Méchouars
- Mellah
- Praça Jemaa el-Fna
- Souks
Edifícios Históricos
- Bab Agnaou
- Chrob ou Chouf Fountain
- Dar el-Makhzen
- Koubba Ba’Adiyn
- La Mamounia Hotel
- Palais el-Badi
- Palais Bahia
- Túmulos Sadidas
Mesquitas e Edifícios Religiosos
- Mesquita Bab Doukkala
- Mesquita Kasbah
- Mesquita Koutoubia
- Mesquita Mouassine
Madrasa
- Madrasa Ben Youssef
Zaouias
- Zaouia de Sidi bel Abbès
- Zaouia de Sidi Ben
- Slimane el-Jazouli
Museus
- Dar Si Said Museum
- Museu de Marraquexe
Jardins
- Jardim Majorelle
- Jardim Menara
- Jardins Aguedal
- La Palmeraie
- Le Jardin Secret
Onde ficar em Marraquexe
Hotéis 5 estrelas em Marrakech
- Ksar Char-Bagh (hotel situado no palmeiral)
- La Maison Arabe (hotel situado dentro da Medina)
- Naoura Barrière (hotel situado fora das muralhas da Medina)
- Four Seasons (hotel situado dentro da Medina)
- Les Jardins De La Médina (hotel situado dentro da Medina de Marrakech)
- Mosaic Palais Aziza & SPA (hotel situado fora da Medina)
- Les Jardins De La Koutoubia (hotel situado dentro da Medina)
Hotéis 4 estrelas em Marrakech
- Chems Hotel (hotel situado fora das muralhas da Medina)
- Dellarosa Hotel (hotel situado fora das muralhas da Medina)
- La Renaissance Boutique Hotel (hotel situado fora das muralhas da Medina)
- Ryad Mogador Kasbah (hotel situado fora das muralhas da Medina)
- Hotel Nassim (hotel situado fora das muralhas da Medina)
- Suite Novotel (hotel situado fora das muralhas da Medina)
- Hotel Gomassine (hotel situado fora das muralhas da Medina)
Hotéis 3 estrelas em Marrakech
- Hotel Almas (hotel situado fora da Medina)
- Amani Hôtel Appart (hotel situado fora da Medina)
- Hotel Lawrence d’Arabie (hotel situado cerca de la Medina)
- Moroccan House (hotel situado fora da Medina)
- Fashion Hotel (hotel situado fora da Medina)
- Hotel Islane (hotel situado fora da Medina)
- Ibis Marrakech Centre Gare (hotel situado fora da Medina)
Hotéis Económicos / Baratos em Marrakech
- Hotel Aday (hotel situado dentro da Medina)
- Hotel Le Gallia (hotel situado dentro da Medina)
- Hotel Ichbilia (hotel situado dentro da Medina)
- Hotel Sindi Sud (hotel situado dentro da Medina)
- Hotel Cecil (hotel situado dentro da Medina)
- Hotel Tachfine (hotel situado fora das muralhas da Medina)
- Residence Ezzahia (hotel situado fora das muralhas da Medina)
Riads de Luxo em Marrakech (bed and breakfasts)
- Riad Wow (riad situado dentro da Medina)
- Riad Nashira (riad situado dentro da Medina)
- Dar Anika (riad situado dentro da Medina)
- Riad Jnane d’Ô (riad situado dentro da Medina)
- Dar Seven (riad situado dentro da Medina)
- Riad Idra (riad situado dentro da Medina)
- Riad Dari (riad situado dentro da Medina)
Riads Standard em Marrakech (bed and breakfasts)
- Riad Chafia (riad situado dentro da Medina)
- Riad Ennafoura-Tango (riad situado dentro da Medina)
- Riad Villa El Arsa (riad situado dentro da Medina)
- Riad Anabel (riad situado dentro da Medina)
- Riad Houdou (riad situado dentro da Medina)
- Riad Green Mango (riad situado dentro da Medina)
- Riad Vanilla Sma (riad situado dentro da Medina)
Riads Económicos / Baratos em Marrakech (bed and breakfasts)
- Riad Johonboy (riad situado dentro da Medina)
- Dar Salam (riad situado dentro da Medina)
- Riad Dar Nael (riad situado dentro da Medina)
- Riad Al Tainam (riad situado dentro da Medina)
- Riad Farniente (riad situado dentro da Medina)
- Riad 34 (riad situado dentro da Medina)
- Riad Perle D’Orient (riad situado dentro da Medina)